Os princípios da autogestão

O ponto de partida da maturidade é a constatação de que "ninguém virá para nos salvar". Tudo o que você é ou será é de sua inteira responsabilidade. A sua vida não é um ensaio. Ela é a realidade. O jogo já começou. O tempo está passando depressa, e todas as suas decisões e indecisões, ações e omissões, estão unidos para criar o que você está vivendo neste exato instante. Se você quiser que as coisas sejam diferentes no futuro, terá que fazer coisas diferentes no presente. Você vai ter que assumir o controle total sobre si mesmo e sobre a sua vida, e fazer as coisas mudarem, porque, sozinhas, elas não mudarão.
Autogestão nada mais é do que saber administrar a si mesmo. É agarrar no volante da sua vida e ir para onde quiser. Como disse Confúcio: "Se você não mudar de estrada, é certo que acabará indo para o mesmo lugar". Toda pessoa de sucesso teve, em algum momento, que decidir qual o caminho a seguir, para, então, fazer o necessário para chegar lá. Você também é capaz de fazer isso.
O ser humano tende a definir a si próprio falando sobre o seu trabalho ou sobre a atividade que lhe demanda mais tempo. Quando conhecemos alguém, sempre nos apresentamos a partir da perspectiva do trabalho. Dizemos: "Sou vendedor", "Sou gerente" ou "Trabalho em tal negócio, exercendo tal atividade".
Como a tendência é nos tornarmos aquilo em que pensamos, quanto mais nos descrevemos a partir do que fazemos, mais pensamos em nós mesmos a partir desse ponto de vista. Talvez seja por isso que as pessoas que são demitidas do emprego passam por um período de choque e perturbação emocional. É como se tivessem sido afastadas de suas identidades. Você mesmo pode já ter passado por uma experiência semelhante, não?
Na realidade, porém, você não é o que você faz, você é um “pacote de recursos”. Ou seja: você tem uma combinação de ingredientes que o torna único, diferente de qualquer outro ser que já tenha existido. Você já passou por inúmeras experiências tanto positivas quanto negativas. Aprendeu lições na teoria e na prática, sempre com disciplina e trabalho árduo. Você tem energia, ambição e boa-vontade. Possui uma inteligência única, garra e perspectivas. Tudo isso faz de você uma pessoa extraordinária.
Se juntar todas as suas habilidades, certamente será capaz de exercer, com excelência, inúmeras atividades profissionais, e poderá ocupar centenas de diferentes posições, em incontáveis organizações e empresas. E ainda tem tanto mais para desenvolver! (Em geral, as pessoas tendem a se contentar com muito menos do que são capazes, e depois se perguntam por que são insatisfeitas e frustradas com a vida.)
O fato é que você tem um impulso natural para utilizar, de forma plena, todo o seu potencial. É uma força interna que deixa você inquieto e descontente, e que o mobiliza a ir em busca dos seus sonhos e aspirações. Muitas vezes, tentamos amortecer essa ambição bebendo e comendo em excesso, assistindo muita televisão ou até usando drogas. Mas não adianta negar. Você veio para este mundo com a missão de fazer algo maravilhoso com a sua vida. Você tem um destino único, um propósito especial. O ponto de partida para realizar a sua missão é a autogestão. Assuma o controle da sua vida e direcione as suas ações rumo à realização de um ideal digno; assim, você estará no caminho certo para se tornar tudo o que é capaz de ser.
Baseado no artigo “The Principles of Self-Management”, de Brian Tracy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem-vindo. Opine, faça críticas
(construtivas, please...) e volte sempre. Obrigada!